quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O Executivo e a Alfabetização Financeira

Muito do estresse a que o executivo está submetido é causado por ele mesmo. Principalmente quando se sente atraído por um estilo de vida e passa a consumir grande parte do que ganha e do seu tempo para mantê-lo. Quando a vida está sobrecarregada destes afazeres é interessante perguntar-se: "isto que estou fazendo atende a mim ou a meus amigos e pares?" Considere a possibilidade de reduzir seu estilo de vida, antes que o estresse o faça.
Ao invés de dedicar-se a ele, dedique-se a ter uma grande vida. O segredo é que o poder de atração está nela. A grande vida é atraente e é construída e pautada por valores, princípios e propósitos pessoais que têm a ver com você. Atraia pessoas e freqüente ambientes que os reflitam.
Não tenha ilusões, somente crianças e adolescentes podem fazer o que gostam, pois não têm de se preocupar com as conseqüências financeiras de seus atos. O adulto deve viabilizar o que gosta de fazer. Por vezes, terá de abrir mão do que gosta para ter o que quer.
Para a maioria ,emprego e fonte de renda estão colapsados. Ou seja, ou eu tenho um emprego ou não tenho fonte de renda. Mesmo alguns altos executivos pautam sua vida financeira pela seqüência ganhar e gastar: primeiro eu ganho meu salário e depois eu gasto. Neste pensamento, parar de trabalhar é praticamente um suicídio financeiro. Existe alternativa: primeiro faça dinheiro, depois invista, lucre e finalmente gaste, nesta ordem. Nela o dinheiro que entra não sai mais - ou seja, não precisa ser ganho de novo. A dificuldade que os executivos têm de adotar o segundo modo é a mesma de todos: abrir mão da gratificação imediata pela futura. Mas, é ela que irá assegurar um motor econômico mais eficiente e duradouro que somente o seu emprego. E deste modo gerar as condições para fazer sua riqueza e prosperidade.

Fonte: Administradores.com.br 21/11/2007Por:Sílvio Celestino http://www.administradores.com.br/noticias/o_executivo_e_a_alfabetizacao_financeira/12948/

Nenhum comentário: