quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Como iniciar o caminho da independência financeira

O caminho para a independência financeira começa com o domínio de todas as suas contas, não dá para construir patrimônio sem o controle pleno de quanto você ganha e quanto gasta. Existem muitos tipos de planilhas, mas nenhuma delas irá funcionar se não houver disciplina e uma boa dose de realidade.
Comece listando todas as suas contas, pessoais, de trabalho, contas de casa, escola, filhos, lazer, etc., provavelmente os números não vão bater, isso acontece por que normalmente esquecemos das pequenas contas do dia a dia, um almoço, um refrigerante, locação de DVD, um docinho, lanche na padaria, estacionamento e por aí vai. O importante é começar a apontar os gastos. Depois de montar sua planilha de contas, você deve "projetar" os gastos para os doze próximos meses:

Transporte 100,00
Escola 230,00
Alimentação 290,00

Condomínio 290,00
Prestação apto 700,00
Seguro carro 120,00
Combustível 400,00
TV Assinat 95,00
Empregada 450,00
Total 2.675,00

É claro que existem mais ítens como tarifas bancárias, impostos e por aí vai, o importante é relacionar tudo para ter um panorama amplo do quanto custa a sua vida. Depois você deverá apontar as fontes de renda que você tem:

Meu salário 2000,00

Salário Esposa(o) 2500,00
Total 4.500,00

Saldo = 4500 - 2675 = 1.825,00

Se os números não fecharem com a sua realidade financeira não tem problema, muito pelo contrário, pois aí você irá começar a levantar onde está o problema. Depois de "bater os números" com certeza irá ficar muito mais fácil assumir o controle das suas finanças, por pior que esteja o saldo no banco ou no cartão de crédito, tudo é questão de cortar o supérfulo, ou pelo menos reduzir para equilibrar as contas e depois começar a planejar como juntar capital. Falaremos disso mais adiante.

Quem precisar de uma planilha de modelo, basta pedir e encaminharei.
joao.carlos.moreno@sabuilder.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Como comecei o caminho para a Independência Financeira

Meu nome é João Carlos, no ano de 2003 li Pai Rico Pai pobre de Rober Kyiosaki, com o que aprendi consegui mudar o rumo da minha vida. No ano de 2002 havia passado por inúmeras dificuldades que culminaram com o fechamento da minha empresa. Iniciei o ano de 2003 completamente desmotivado e deprimido, sem rumo e sem esperança. Por sorte, ou melhor, com a ajuda do grande Pai, consegui um emprego como diretor comercial de um portal de ERP chamado Contador 24horas, lá conheci meu então chefe e agora amigo Reinaldo Domingos que junto com os ensinamentos de Kyiosaki devolveram o rumo e controle da minha vida financeira. Conto essa passagem porquê se não fosse pela reeducação financeira, provavelmente eu ainda seria um desempregado e endividado. Hoje trabalho como Consultor de Empresas, ajudo a outras pessoas a encontrar o caminho da prosperidade, torneime escritor e graças ao grande Pai hoje sigo firme no caminho da construção da minha independência financeira.