Nesta semana eu estava acompanhando duas histórias que envolvem quantias de dinheiro elevadas. Na primeira, a pessoa vendeu um apartamento e não havia planejado como cuidar do dinheiro. Na outra, a pessoa está comprando um imóvel de valor elevado em relação aos valores que ela está acostumada a lidar. Ambas as histórias tem um ponto em comum, o despreparo técnico e emocional.
Ao acompanhar e aconselhar as duas pessoas, pude notar como os valores que as duas estavam lidando mexiam com o lado emocional, chegava ao extremo de tirar todo o raciocínio lógico promovendo euforia, medo, ansiedade e tensão nervosa. Não sou médico mas fiquei impressionado como os valores podem mexer com o emocional das pessoas.
No início as pessoas pensam que estão preparadas para lidar com grandes quantias, acreditam que podem lidar com a situação. Com o passar do tempo e com o desenrolar dos acontecimentos, o cenário vai ficando mais tenso e a ansiedade faz com que etapas importantes do processo sejam deixadas de lado, o grande perigo é que conforme a ansiedade vai tomando conta da mente da pessoa, menos ela pensa e mais erros comete.
Não estou pontuando este contexto com base apenas nos dois históricos que comecei a relatar, mas na observação de pessoas que conseguem ganhar dinheiro e perder o que conquistou. Ao longo do tempo conheci empresários, médicos, advogados, consultores e outros profissionais liberais que conseguiram gerar grandes receitas e em pouco tempo, por causa da falta de preparo técnico, perderam mais do que conseguiram. Em todas as histórias pude notar que o maior responsável pelos acontecimentos sempre foi o lado emocional, as pessoas deixavam suas emoções, crenças e, se me permite, “achismo” tomar a dianteira na hora de uma decisão, que podia ser de grande peso ou simples detalhe que somada a uma série de erros conduziam ao fundo do poço.
Vou terminar esta postagem com uma pergunta:
Você está preparado emocionalmente para lidar com grandes valores?
Na próxima postagem colocarei algumas estratégias de como lidar com a resposta a esta pergunta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário